
Nesta semana a Universo A esteve presente em uma coleta de organismos que vivem no substrato de riachos com diversas características. Os macroinvertebrados de água doce constituem um grupo diversificado de organismos que habitam tanto ambientes lênticos (reservatórios, lagos e lagoas) como lóticos (rios, riachos e córregos).
Os macroinvertebrados bentônicos têm sido amplamente utilizados como bioindicadores de qualidade de água, por apresentarem as seguintes características: Ciclos de vida longo, podem viver entre semanas, meses e mesmo mais de 1 ano; em geral são organismos grandes.
A coleta é realizada em riachos com predominância de áreas com vegetação, áreas com influência de urbanização e áreas com influência de solos rurais (agrícolas e pecuária) para verificar como se comporta a estrutura da comunidade destes animais perante aos diversos efeitos na água. Há locais em que determinados organismos não existem e dão espaço para os que mais toleram níveis de qualidade de água inferiores onde nem alguns peixes conseguem suportar tamanha degradação (por exemplo onde o oxigênio disponível é de 2mg/l de água).
Além da coleta destes organismos também são aferidos parâmetros físico-químicos com aparelhos e sensores que permitem aferir os dados na hora da coleta. Estes parâmetros ajudam a entender a presença dos animais que foram coletados ou sua ausência em determinado lugar. As coletas foram realizadas em riachos de Botuverá, Brusque e Itajaí ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Mirim.
Ficou interessado neste tipo de bioindicador? Entre em contato conosco para maiores informações!
Universo A - Sua Satisfação e a certeza de compromisso com o meio social, ambiental e econômico é a nossa missão! 47 9 9969-8508.